terça-feira, 15 de março de 2011

Escovação

                                                                    
                                                                            Você já escovou seu corpo?
É ma-ra-vi-lho-so! 
Esse simples ritualzinho dá o maior pique, remove as células mortas, aquece o corpo, estimula o sistema imunológico, previne a celulite, alivia dores musculares, ajuda a curar ressacas ( as mais leves ) e muito mais ...


A escovação é uma prática que pode ser usada para diversas finalidades, tanto estética, de bem-estar e/ou para tratamento. Além do estímulo sensorial através da pele, ajuda na circulação, no sistema linfático, remove células mortas da pele, abre os poros, distribui as tensões, além de ser extremamente relaxante.


O princípio é escovar, apesar de não ser de extrema importância as direções usaremos alguns caminhos para nortear a prática.

 ●No tronco sempre do centro para as extremidades, exceto na parte anterior, posicionar a escova a baixo do queixo e levá-la até o púbis.
● Nos membros, parte posterior para baixo (até os pés nos membros inferiores e até as mãos nos membros superiores) e na parte anterior para cima, formando um círculo.


OBS: Sempre passar das articulações, para liberá-las, não parar quando encontrar uma articulação no caminho!

Lembrete I: Deverá ser feita uma pressão com a escova, pessoas com o tom de pele mais clara são mais sensíveis, porém a vermelhidão é natural após a prática, quer dizer que a circulação sanguínea está sendo ativada. Não devemos sentir dor, deite as cerdas da escova sobre o seu corpo ou do cliente/paciente. O corpo deve estar seco e sem nenhum produto como: cremes, óleos e etc.

Lembrete II: Podemos escovar as partes isoladas, em algum caso específico.

Lembrete III: Cada uma poderá escovar-se ou escovar o outro na posição que for mais confortável, se pensarmos na circulação sanguínea o melhor é que seja feita c/ a pessoa que irá receber de pé.

         Nossa pele representa a proteção da nossa individualidade” Cristina Cairo

Referência:
BORGEZ, O. “Vivência Se Toca”. São Paulo 2009.
Ilustração: Rodrigo Leão
Texto: Camila Andrade

6 comentários:

FLAVIA CRISTINA C. disse...

OLÁ ELIANE, ESTAVA COM SAUDADE. ADOREI A DICA, DEVE SER UMA DELICIA, MAS EU NUNCA TENTEI. BEIJOCAS E ÓTIMA NOITE...

Márcia Basílio disse...

Oi!!! Amiga,
Minha dentista já tinha me falado dos benefícios dessa prática da escovação. Tô com saudade.
Bjs e tenha uma boa semana,

Scrap disse...

que delicia, fiquei até com vontade de dar uma escovadinha ..
beijinhos

Maria Luiza disse...

Naõ sabia que o corpo tem que estar seco. A minha escovação é feita desde que me conheço por gente, com bucha vegetal, na hora do banho. Cresci na fazenda e as buchas eram tiradas das cercas, como trepadeiras, elas corriam pelas cercas. Até hoje, aqui em casa elas não faltam e banho sem escovação com bucha, não é banho. Beijão querida, doce amiga!

Calma que estou com pressa! disse...

OI AMIGA-

adorei tua dica - esta da escovação não sabia, sempre fazia em meus braços , sentada preguiçosamnete no sofá , depois de pentear meus cabelos, smepre passo nos braços, porque é prazeroso, não sabia deste fim terapeutico-
as escovas que me aguardem agora-
e adorei este texto - quer dizer adorei rele-lo-
bj
lu

Ana Carla disse...

Oi Li!!
Quanto tempo! Como vc está?
Beijinhos, Ana Carla

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...