sexta-feira, 9 de julho de 2010

A origem do chocolate

Uma "iguaria dos deuses "
Sou loucamente apaixonada por chocolate !!!!!!

Os primeiros vestígios da descoberta do chocolate são de 1.500 a.C. e vêm da civilização Olmeca que habitava o México na época. O cacau foi aproveitado posteriormente pelos Maias e Astecas em forma de bebida, considerada sagrada. Nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.

Os conquistadores espanhóis introduziram a delícia na Europa, onde era considerado um alimento especial por seu valor nutricional e energético. Inicialmente somente mulheres, sacerdotes e nobres o consumiam em cultos da Igreja Católica, depois o cacau foi se popularizando e se diversificando com a adição de outros ingredientes. Os suíços tiveram a idéia de misturar o cacau ao leite, dando origem ao chocolate como nós conhecemos hoje.
Típico de clima tropical, o cacaueiro encontra no Brasil um ambiente ideal para o seu cultivo, principalmente nas regiões do Espírito Santo e o sul da Bahia, Ilhéus. Hoje, nosso país é o maior produtor da América Latina e um dos maiores do mundo ao lado da Costa do Marfim, de Gana e do Equador.




2 comentários:

Mina disse...

Eu também não vivo sem chocolate. Você assistiu o filme ( com Juliette Binoche e Johnny Depp) ? Me dá água na boca só de assistir!!
beijos e bom final de semana,
Mina

Izis Borck disse...

Olá, te indiquei para um selinho no meu blog passa lá e copia.
Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...