domingo, 25 de julho de 2010

Lavanda - Lavandula dentada


Lavandula dentata

Características:  A lavanda é facilmente identificada pelo seu aroma fresco e limpo, extremamente agradável. É originária das regiões montanhosas dos países mediterrâneos. Era muito conhecida pelos gregos e romanos, que utilizavam esta erva em seus banhos. O nome do seu gênero (Lavandula) é originado do latim “Lavare”, que significa lavar. Muito utilizada em banhos de purificação e como perfume. Pelo seu poder anti-séptico, foi amplamente utilizada na Europa durante a primeira e segunda guerra mundial para limpar ferimentos de soldados.
A lavanda é um arbusto de pequeno porte, que mede entre 20 e 60 cm de altura. As folhas são estreitas e alongadas e suas flores são de cor azul ou violeta.
 Cultivo: esta planta prefere os ambientes ensolarados, mas protegidos do vento. O solo deve ser bem drenado, arenoso, poroso e rico em húmus. Por isso recomenda-se afofar a terra se esta ficar compactada no decorrer do cultivo.
O espaçamento ideal entre as plantas é de 50 cm por 1m. É uma planta de fácil cultivo, pois resiste bem tanto ao frio quanto ao calor. Apesar de facilmente cultivável, às vezes é difícil obter a sua floração. A estimulação da florada ocorre quando a planta passa por um período de clima frio. As flores normalmente estão prontas para a colheita na primavera.
Não necessita de regas constantes.A irrigação deve ser feita preferencialmente nas horas mais frescas do dia. Após a floração, deve ser podada para estimular o desenvolvimento de nova brotação. Para obter o máximo do perfume que a lavanda pode oferecer, deve-se colher as flores logo que a planta começa a florescer.
Faça pequenos raminhos e coloque para secar em ambiente fresco e ventilado. Pode-se usar os ramos secos para perfumar gavetas e armários, bem como ambientes, quando usados em maior quantidade.
Se você escolher cultivar a lavanda em vaso, não deve misturá-la com outra planta.
 Aplicações: A lavanda é sedativa, digestiva, anti-reumática, anti-inflamatória, anti-séptica, cicatrizante, relaxante, redutora da fadiga, sedativa, balsâmica e inseticida. Utilizada para acne, bronquite, leucorréia, nervosismo, reumatismo, tosse, vertigens.



4 comentários:

Dyanndra Celico disse...

AMO cheirinho de lavanda... e acho a flor lindaaaa!!!

Adorei o post!

Beijos, Dyanndra

www.inspireedecore.blogspot.com

Lu disse...

oi Linda,que coisa mais linda só de olhar faz bem,
ainda mais sabendo agora de todos essas aplicaçoes.
Maravilhoso seu post querida parabêns .
Uma semana cheinha de bençaõs pra você beijo lu

Tania Forti disse...

Oi, amiga, obrigada pela participação e divulgação do sorteio. Boa sorte!!!
bjos

Calma que estou com pressa! disse...

oiEliane- adorei teu blog- teus produtos então- maravilha!
adoro lavanda- o cheiro, aromatizadores com lvanda dentro - é tudo- não sabia de todas as propriedades dela - além de cheirosa, linda é poderosa
já tentei até plantar com sementes mas não vingou-
bjs
lu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...